HIV- Vírus/Agente infeccioso.
Síndrome (uma variedade de sintomas e manifestações) causado pela infecção crônica do organismo humano pelo vírus HIV (Human Immunodeficiency Virus).
Comprometendo o funcionamento do sistema imunológico humano, impedindo-o de proteger o organismo de agressões externas que podem ser por intermeio de um vírus, bactéria,parasitas ou até mesmo por células cancerígenas.
sem proteção o organismo humano fica cada vez mais susceptível a determinadas infecções e tumores, sendo assim chamadas de doenças oportunísticas, podendo levar o doente à morte.
Doenças oportunísticas, como a tuberculose miliar e determinadas pneumonias, alguns tipos de tumores, como certos linfomas e o Sarcoma de Kaposi. Distúrbios neurológicos.
Transmissão geralmente acontece por sangue contaminado, sêmen, secreções vaginais e no aleitamento materno.
Deste modo a relação sexual vaginal, oral e/ou anal devem acontecer com uso de camisinha para que não ocorra a contaminação.
O beijo no rosto ou seco com a boca fechada são seguros quanto a transmissão do vírus, mesmo que uma pessoa seja portadora do HIV, podemos dizer o mesmo de abraços e apertos de mão (risco zero).
Beijos com a boca aberta são considerados de baixo risco quanto a uma possível transmissão do HIV.
O diagnostico pode ser feito com exame de sangue após 3 meses da suposta contaminação.
Já sabemos que hoje existem drogas que inibem a replicação do HIV, porem ainda não se pode falar de cura da AIDS.
A prevenção pode ser feita com o uso de camisinha, relação monogâmica com parceiro comprovadamente HIV negativo.
Uso de seringas descartáveis, exigir que todo sangue a ser transfundido seja previamente testado para a presença do HIV, uso de luvas quando estiver manipulando feridas ou líquidos potencialmente contaminados.
Observar que o uso da camisinha, deve ser observado se ha rupturas, perfurações, etc.