Seja Bem Vindo!

Aqui você encontra curiosidades e diversos assuntos Ligados a Ciências e Biologia...
Fique Ligado.

Pesquisar este blog

sábado, 10 de março de 2012

Água


Com o aumento da população mundial e com o grande progresso das cidades vieram os benefícios para o homem, porém já a natureza contrapõe: o desmatamento de grande floresta, destruição de manguezais (grande berçário natural de diversas espécies de seres vivos), contaminação de rios, mares e do solo, com a finalidade de ter mais comodidade em seu dia-a-dia.
Já se sabe hoje que com a globalização e o consumismo da população mundial, está acabando como os recursos naturais de nosso planeta como, por exemplo, a água doce que pode ser consumida pelos seres humanos.
Há bilhões de anos o ciclo hidrológico (ciclo da água) garante a renovação da água em nosso planeta em quantidades suficiente para que a vida em nosso planeta não acabe, mesmo assim milhares de pessoa não tem acesso a uma água de boa qualidade (água limpa) e muitas pessoas morrem por este motivo. pelo

  A contaminação da água ocorre por:
1-Substâncias tóxicas e ou pesticidas que são absorvidas solo e contamina águas que por milhares de anos ficaram no subsolo intocado e agora serão inutilizadas pela ação do homem que não se preocupou com as consequências de suas ações, sabendo que rios e lagos serão afetados, já que os nutrientes do solo são arrastados pela ação da chuva contaminando assim os principais recursos hídricos.
2-Efluentes tóxicos como o mercúrio que está presente em aparelhos eletrônicos e usado na mineração, tornando os efluentes industriais tóxicos.
3- Impermeabilizando o solo nas grandes cidades, prejudicando assim a recarga dos aquíferos aumentando o escoamento superficial da água nas cidades causando o assoreamento do rio e o aumento de inundações.
4-Consumo exagerado de água subterrânea, 60% das cidades europeias com mais de 100 mil habitantes, o consumo da água subterrânea é maior que sua taxa de reposição, ocorrendo assim o afundamento da cidade em 10 cm ao ano, como a cidade do México onde o lençol freático é responsável por 72% do abastecimento de toda a cidade.
5-Fim das geleiras estima-se que 80% das geleiras do Himalaia (a cordilheira abrange cinco países: Índia, China, Butão, Nepal e Paquistão) possam desaparecer em 30 anos, diminuindo a vazão dos principais rios asiático, responsáveis pelo abastecimento de um sexto da população mundial. A redução da neve andina onde se encontra a nascente do rio Amazonas  ( rio Apurímac ), afetará toda a América do Sul inclusive os aspectos climáticos.  
6-Saneamento básico, cerca de 90% dos esgotos domésticos dos países em desenvolvimento não é tratado. Contaminando águas subterrâneas, espalhando doenças diarreicas e parasitárias que são responsáveis pela morte de mais de 4 mil crianças por dia.
7- Chuva ácida que é responsável pela morte de plantas, contaminação dos rios, lagos, mares e do solo.

  Bem podemos também citar a quantidade de água utilizada indiretamente para a produção de algo. Chamada de água virtual, veja a quantidade de água virtual existente em cada um desses produtos:
  Objetos; Microchip (2 g): 32 litros, Xícara de café (125 ml): 140 litros, Camiseta de algodão (250 g): 2.000 litros, etc.
  Produtos de origem animal(maior parte da água virtual tem origem na produção da ração que o animal consome); Copo de leite ( 200 ml): 200 litros, Carne bovina (150 g): 2.325 litros, par de sapato de couro: 8.000 litros, etc.
  Como podemos ver a água que é essencial para a nossa vida deve ser administrada com cautela e consciência economizando, lembre-se sempre  Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Fonte: Guia do estudante , Atualidades, 1° semestre 2009, Editora: Abril.reportagem :Água Desperdício, mau uso e poluição das fontes ameaçam a humanidade com o fantasma da sede.