Seja Bem Vindo!

Aqui você encontra curiosidades e diversos assuntos Ligados a Ciências e Biologia...
Fique Ligado.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Trabalho sobre o Sistema Solar.

Trabalhos feito com objetos reciclados, com muita criatividade.
 Parabéns a Todos...












Os trabalhos aqui apresentados são dos alunos da E E Luiza Salette Junca de Almeida, ano letivo de 2011,  5°séries A, C. D e E na qual fui Professora de Ciências neste ano.

Sistema Solar

Vale lembrar que o Plutão é considerado planeta anão, conhecido durante muito tempo, desde a sua descoberta em 1930, como o menor, mais frio e distante planeta do Sol.
Em  24 de Agosto de 2006, a União Astronômnica Internacional (UAI)  formalmente acrescentou uma nova classificação para os planetas do Sistema Solar.
Planeta Anão
De acordo com as novas regras, um planeta deve satisfazer três critérios: ele deve orbitar o Sol, ele deve ser grande o suficiente para a gravidade moldá-lo dentro da forma de uma  bola e sua vizinhança orbital deve estar livre de outros objetos. A partir de 24 de Agosto de 2006, Plutão deixa de ser classificado como planeta e passa a ser denominado como Planeta Anão.
O planeta tem três satélites, o Caronte primeiro satélite descoberto, recentemente mais dois satélites foram descobertos pelo Dois satélites foram  descobertos pelo Telescópio Espacial Hubble entre os dia 15 e 18 de maio de 2005, foram chamados de Nix segundo a mitologia é a deusa da escuridão e mãe de Caronte o barqueiro que conduz as almas pelo rio Archeron e Hidra um  monstro de nove cabeças.







Satélites de Plutão                                         
Plutão, Caronte, Nix e Hydra


Sistema Solar ainda com Plutão



Sistema Solar atual sem o planeta anão Plutão



O sistema solar é um conjunto de corpos celestes encontram-se em um mesmo campo gravítico. Os corpos celestes acima citados são os planetas, as estrelas, o sol, os asteroides, os cometas, os meteoroides (meteoritos).
Existem várias teorias que tentam explicar a origem do Sistema Solar, porém a mais aceita diz que a formação do sistema aconteceu através de uma grande nuvem formada por gases e poeira cósmica que em algum momento começou a se contrair acumulando matéria e energia originando o Sol.
Em torno do sol os planetas realizam sua órbita de forma elíptica cada qual com suas próprias características como, por exemplo, tamanho, massa, densidade e gravidade. Os planetas que se encontram mais próximos do sol possuem composição sólida enquanto os planetas menos próximos possuem composição gasosa.
Dentre os outros corpos celestes, os asteroides são menores que os planetas e são compostos por minerais não voláteis. Os cometas tem em sua composição gelos voláteis que se estendem pelo núcleo, cabeleira e cauda. Meteoroides são compostos por minúsculas partículas que ao chegarem ao solo, caso aconteça, chamam-se meteorito. O Sistema Solar está contido na Via Láctea, que ainda abriga cerca de 200 bilhões de estrelas.
 Visite este link  para visualizar os planetas do nosso sistema solar: http://youtu.be/gFvft5TZosA